Benefícios dos doces para a sua saúde

Isso mesmo, os doces, na medida certa, além de nos trazer bem estar, podem ser muito vantajosos para a nossa saúde.

Assim como os pães, sempre ouvimos que o açúcar é um grande vilão. Porém, muitos nutricionistas já comprovaram que os doces também nos fazem bem. É como qualquer outro tipo de alimento, nada em excesso é bom.

Além disso, os doces são uma enorme fonte de energia e muito conhecidos por ajudar a melhorar o humor. As mulheres sabem muito bem como um docinho na TPM faz toda a diferença no dia, não é mesmo?

Mas, por quê o doce nos traz todo esse bem estar?

Continue lendo este artigo e confira os benefícios dos doces para a sua saúde.

O nosso organismo precisa de glicose

Alimentos ricos em açúcar possuem alto teor glicêmico. E a glicose é um dos principais produtores de serotonina em nosso organismo. 

Conhecido como o hormônio da felicidade, a serotonina tem como uma de suas funções regular o nosso humor. De forma que, estudos mostram que pessoas com depressão e ansiedade costumam ter baixo nível de serotonina.

Aliás, baixos níveis de glicose no organismo também podem gerar dores de cabeça e nos olhos. 

Contudo, o açúcar não está somente nas guloseimas. Você também encontra glicose em frutas e outros carboidratos, como pães, massas e biscoitos.

Doces também são fontes de minerais

O açúcar também é rico em ferro, sódio, magnésio, vitamina B, cálcio e potássio, ajudando no fortalecimento de ossos e musculaturas.

Mas não vamos esquecer que nada em exagero faz bem, e além disso, o consumo alto de açúcar pode aumentar alguns quilinhos e insuficiência de insulina, assim como outras doenças cardiovasculares, diabetes e pressão alta.

Ou seja, quando consumimos doce em excesso, o corpo tende a guardar esse extra e transformar em gordura. E é essa gordura que não fará bem para o organismo.

Segundo recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo de açúcar não deve ser maior que 10% da quantidade de calorias ingeridas no dia. E nessa quantidade, deve estar incluído as guloseimas, o açúcar que adoçamos um suco, dos alimentos industrializados, etc.

Porém, vale lembrar que não existe uma quantidade correta para todas as pessoas. Por isso o mais indicado é sempre ter acompanhamento de médicos e nutricionistas, para saber exatamente o quanto você pode consumir de açúcar no seu dia a dia.

Então, não se sinta culpado por comer um docinho, porque ele, de forma moderada, pode te fazer bem.

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