Dia nacional da Saúde

No dia 05 de agosto é celebrado o dia nacional da saúde. Esta data foi criada há décadas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da própria saúde, tanto do corpo quanto da mente.

Afinal, em tempos tão difíceis que todo o mundo está passando com a pandemia do novo coronavírus, o artigo de hoje é exatamente para consolidar esse autocuidado.

Continue lendo e conheça mais sobre a importância desta data e o que você pode fazer para cuidar ainda mais da sua saúde.

Como surgiu o dia nacional da saúde

A data foi decretada no dia 08 de novembro de 1971, sendo o dia 05 de agosto escolhido como uma homenagem a Oswaldo Cruz, que nasceu neste dia no ano de 1872.

Assim sendo, Oswaldo Cruz é uma grande referência no universo da saúde. Ele tinha seu pai médico como inspiração e seguiu o mesmo caminho. Durante a faculdade, encontrou uma grande paixão pelos estudos científicos.

Consequentemente, com os anos de experiências e amor pela medicina, se tornou um grande exemplo. Sempre no centro das soluções de epidemias, implementações de medidas sanitárias e aplicações de medidas preventivas de doenças.

E, como resultado disso e por ser pioneiro no setor da medicina experimental no Brasil, a sua data de nascimento foi a escolhida para ser o dia da conscientização da saúde em nosso país.

O objetivo do dia nacional da saúde

Assim sendo, Oswaldo Cruz teve um papel extremamente importante para a nossa sociedade. Mostrando a importância de se preocupar e prezar pelos cuidados sanitários e as prevenções de doenças.

Atualmente, existem estudos e pesquisas que mostram que o aumento da preocupação com a saúde, a população obteve uma qualidade de vida melhor e por mais tempo.

Aliás, quando falamos sobre ser saudável, o significado é um equilíbrio físico, mental e social que deve ser adquirido diariamente.

Esse equilíbrio é conquistado através de uma alimentação mais saudável, exercícios físicos, descansos, higiene pessoal, cuidados sanitários.

Portanto, o objetivo deste dia, é a conscientização da população brasileira sobre os cuidados com a própria saúde. Além disso, a importância de preservar a saúde pública.

Como ter uma qualidade de vida melhor?

Como dissemos, para uma saúde de qualidade é preciso ter equilíbrio.

Alimentação saudável é muito importante. É preciso consumir frutas, verduras, carnes magras. A variedade de produtos nos fornece todos os nutrientes que o nosso organismo precisa. Ao passo que, atue na prevenção de doenças e, também, para nos dar a energia do dia a dia.

Evitar o consumo em excesso de gorduras, cafeínas e açúcares são, também, extremamente importantes.

Atividades físicas precisam fazer parte da sua rotina. Não importa qual tipo de atividade, é preciso se mexer todos os dias. Pois além de aumentar a produção de endorfinas no nosso corpo, os exercícios físicos são os grandes aliados de uma mente saudável, colaborando para a diminuição de estresse e ansiedades.

Cuidados pessoais são atitudes básicas. É preciso cuidar da própria higiene, principalmente para prevenir de doenças e infecções.

Assim como, possuir algum tipo de fé. Independente de religião, ter uma crença mantém a saúde mental positiva e isso também reflete no corpo.

Enfim, hoje o nosso pedido é: seja consciente, cuide-se, previna-se.

Afinal, jamais passamos por uma pandemia tão drástica como agora. Esse é o momento de olharmos para nós e para o próximo e entender como a nossa saúde é frágil e precisa de cuidados.

A Dupan apoia e homenageia esta data, pois sabemos que a saúde vem em primeiro lugar e sem ela, não é possível seguir nossos sonhos e conquistas.

Siga a Dupan nas redes sociais pelo Instagram e Facebook e fique por dentro de mais informações e curiosidades.

Deixe um comentário